quarta-feira, novembro 29, 2006

A Igreja, Bento XVI e a Turquia

Dizem que religião, política e futebol são assuntos que deveriam ficar de fora de qualquer discussão. Algo assim como cueca (ou calcinha), cada um tem a sua e estamos conversados.

Mas essa não dá pra deixar passar.

A atual visita que o Papa Bento XVI realiza faz à Turquia merece ser vista com mais atenção. Antes mesmo de pisar naquele país, populares (instigados ou não) mostravam-se contrários à sua visita. Hoje, noticia-se que a missa realizada por ele na Igreja da Virgem Maria teve a presença de cerca de 200 fiéis. Não, não digitei errado. São mesmo DUZENTOS fiéis. Ou seja, o contingente de policiais (mais de 3 mil) destacado para protegê-lo supera o de fiéis dispostos a ouvir o que Bento XVI foi dizer.

Não se trata de simplesmente ignorar a Turquia - e não é isso que estou querendo dizer. Estive em Roma pela primeira vez em outubro e, claro, o Vaticano e vi o Papa. Tudo bem que foi por uma coincidência - sou católico como boa parte da população brasileira e pratico a religião exatamente como a maioria, se é que me entendem... Após o início da missa na Praça de São Pedro (esperei até as bênçãos iniciais), fui visitar o Museu do Vaticano (muito mais interessante para quem tinha apenas três dias para conhecer a cidade toda). Chama a atenção o fato de que nas diversas placas que existem, cá e lá, nenhuma delas traga inscrições em Língua Portuguesa.

Vou cometer o despautério de usar uma informação não checada, mas acho que não vou errar. Se os falantes da Língua Portuguesa não são a maior parcela de católicos no mundo, estamos quase lá. E aí você vai ao Vaticano e não encontra uma única placa nesse idioma (os confessionários da Basílica de São Pedro, por exemplo, tinham padres falantes de várias línguas, menos a nossa!).

Aí o cara, chefe de tudo aquilo, decide fazer uma viagem e vai para um país no qual 99% da população é muçulmana e onde não é bem-vindo. Dá pra entender? Depois a Igreja vem com um discurso de que seu papel não tem absolutamente nada a ver com Política. Ahã! A Turquia tenta entrar para a Comunidade Européia e conta com o apoio pseudo-declarado do Papa, mas enfrenta uma resistência grande por parte dos demais países do bloco.

1 Comments:

At 9:38 PM, Anonymous Anônimo said...

diante de uma missa com o papa com apenas 200 fiéis, eu só não segui para aquele país pq eles INSISTEM em dizer que não houve genocídio armênio.
mesmo assim, ainda quero ir pra istambul.
e quem é vc, NR? repórter de TI?

 

Postar um comentário

<< Home