quinta-feira, novembro 30, 2006

O papel do Itamaraty


Reza a lenda que o então presidente da República General Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) não dominava o idioma Inglês (não acho isso seja obrigatório e isto não tem nada a ver com o fato do nosso atual presidente mal falar o Português formal; penso ser essa – entre outras – a função da Chancelaria e os que mamam nas tetas do Itamaraty) teria um encontro com seu colega norte-americano Harry S. Truman (1945-1953). Para evitar gafes, Dutra teria sido orientado a repetir as palavras de Truman, evitando assim, um vexame maior.

Na hora do encontro, o presidente dos Estados Unidos teria estendido a mão e dito:

- How do you do, Dutra?

Ao que nosso presidente, sem hesitar, respondeu:

- How tru you tru, Truman?

Lembro essa história para chamar a atenção a dois detalhes que aconteceram nesta quarta-feira, em Abuja (Nigéria), durante a Cúpula África-América do Sul (não riam, isso existe). A despeito do machucado em seu pé direito (ocorrido há três dias na Granja do Torto – ninguém disse, mas é claro que foi jogando bola), Lula manteve o compromisso marcado com o ditador líbio Muammar Gaddafi e, mesmo de cadeiras de roda, chegou na hora. Só que seu colega líbio chegou com mais de 30 minutos de atraso. Uma indelicadeza protocolar inadmissível. O lance deve ter pegado tão mal que o presidente Gaddafi solicitou novo encontro com Lula, um café da manhã, que aconteceu nesta quinta-feira.

O segundo “detalhe”, este causado pelo presidente Lula (e que passou despercebido por todo mundo), aconteceu durante um encontro entre ele e os presidentes de Togo, Gana, Nigéria e Moçambique. Lula já havia cumprimentado um de seus colegas e, ao ver uma mão estendida, tratou de agarrá-la e cumprimentar também. Só que o dono da mão era funcionário do cerimonial nigeriano, que apenas indicava o lugar que o outro presidente deveria ocupar.


1 Comments:

At 9:32 PM, Anonymous Anônimo said...

após ler seu observador comentário, cheguei a duas conclusões:
1) jogar futebol faz mal à saúde física dos homens. até tu, mr. president, se detonando com o futebol?
2) o lula é simpaticozão, vai? estende a mão para todo mundo. isso é uma qualidade, não um defeito.

 

Postar um comentário

<< Home