sexta-feira, dezembro 01, 2006

Que quarto poder?

A edição de dezembro da versão russa da revista Forbes foi recolhida e destruída, conforme noticia o UOL. A edição traz matéria sobre a mulher mais rica da Rússia, Elena Baturina, por acaso, mulher do prefeito de Moscou.

A justificativa para a decisão, apresentada pela editora da revista, foi de que a matéria teria desrespeitado "os princípios da deontologia jornalística". Ahã.

Deontologia é o
conjunto de deveres profissionais de qualquer categoria profissional minuciados em códigos específicos. Até aí tudo bem.

Fica difícil compreender que uma editora só tome conhecimento do conteúdo da publicação que teoricamente dirige quando está já está impressa e distribuída (tudo bem - dizem que o Lula também não sabia de nada). O engraçado é que ela só resolveu tomar conhecimento do teor do que se publicou depois de ameças feitas por um dos maiores grupos econômicos russos e que, não por acaso, é dirigido pela Elena Baturina.

Tudo bem que pouco se pode esperar de um país que vem sendo acusado de envenenar (ex-)espiões como
Alexander Litvinenko, que vinha investigando o assassinado da jornalista russa Anna Politkovskaia, morta a tiros em seu apartamento em Moscou. Anna vinha fazendo duras críticas ao governo.

A Imprensa, pelo menos essa, deveria ter o brio de cumprir seu papel social e não deixar que o peso do dinheiro, pressões jurídicas e a violência a façam calar.

A chefe de redação da Forbes, pelo menos, honrou as calças (ou saias, conforme o caso) que veste: ao saber da decisão da editora da publicação, pediu demissão.


1 Comments:

At 11:53 AM, Blogger Denise Sammarone said...

Abandonou o blog, lindo? Beijocas.

 

Postar um comentário

<< Home