terça-feira, março 09, 2010

Vereadores, se não cuidam da porta da sua casa, como podem querer gerir minha cidade?

Está ali para quem quiser ver, mas ninguém parece prentar atenção.

Basta olhar para fora, pelas janelas do Palácio Anchieta (que para quem não sabe, este é o nome do edifício que abriga a Câmera Municipal de São Paulo) para ver o que todos os moradores do bairro da Bela Vista e os milhares de transeuntes que passam pelo Viaduto Jacareí estão cansados de ver diariamente.

As condições da calçada que fica em frente ao Palácio, ali mesmo, do outro lado do viaduto, chega a dar medo. Buracos que cabem um pé dentro; placas soltas (hei! mas aquilo não é um viaduto???); fios soltos juntos à base dos (belos) postes de iluminação e suporte à fiação da rede de trólebus; sujeira de todo tipo; fezes e urina humanas e, vez por outra, cocô de cachoro, que algum dono sem educação esquece de recolher quando resolve passear com seu peludo pelas ruas do bairro.

Tudo bem que já foi pior - pelo menos no que tange à sujeira.

Basta lembrar que até pouco tempo, bem na esquina do viaduto com a rua Maria Paula ficava o Albergue Cirineu. Onde ele foi parar? Para muitos dos moradores dos prédios da vizinhança, em particular do Edifício Planalto (onde moro), pouco importa.

O albergue e quem dependia dele não estão mais ali. Se agora aqueles homens imundos e sem qualquer perspectiva de futuro estão atrapalhando a vida de outras pessoas e emporcalhando a porta de outros edifícios, isso não lhes diz mais respeito e é isso aí.

Em sua grande maioria esses homens se foram. Uns poucos ainda perambulam por ali e a sujeira que deixam quando desaparecem ao amanhecer ainda incomoda, se bem muito menos do que antes.

Vou ser justo: a limpeza urbana passa lá praticamente todos os dias, varrendo e lavando. E todos os dias, como uma bactéria resistente, a imundície reaparece, como uma chaga incurável.

Mas e quanto ao resto?

Caminhe por ali - são 100, 200 metros se muito - e você verá que o viaduto se deteriora a olhos vistos. A cada dia um novo buraco; os antigos só fazem aumentar de tamanho, ameaçando a integridade física que quem passa por ali diariamente.

Menos os vereadores. Quando vão à Câmara, chegam em seus carrões e entram no palácio lá pela garagem que fica na rua Santo Antonio. Seus gabinetes, penso eu, não têm janelas, porque se tivessem, vez por outra veríamos alguns deles sentados em suas mesas de trabalho, que aliás, pelo menos pra quem olha de fora, estão sempre vazias (podiam ao menos apagar as luzes quando saem...). E eles com certeza notariam algo de errado. Está ali... pra quem quiser ver.

Eu sei que consertar calçadas não é papel do Legislativo, que isso está sob a responsabilidade (ou deveria estar) da subprefeitura da Sé. Mas se a porta da minha casa está suja, com problemas, me sinto no direito/dever de cobrar que algo seja feito para sua limpeza e conserto.

Dias atrás, após um post no Twitter da vereadora Mara Gabrilli a respeito de calçadas e acessibilidade, eu lhe disse que desse uma olhadela mais perto, ali mesmo, em frente à Câmara. Ela me respondeu que encaminharia minha reclamação à presidência da Casa.

Não convidei naquele momento (até porque 140 caracteres limita pacas a comunicação), mas faço isso agor: Vereadora, vamos dar uma voltinha por ali? É apenas uma quadra e você nem vai precisar do carro oficial.

Se tiver tempo e quando chover, aproveite e vá com alguém até a passarela de aço que liga a rua Santo Amaro ao terminal Bandeira. Se possível, peça que a pessoa em questão esteja usando sapatos. E note como é fácil se equilibrar naquelas circunstâncias.

Depois, se quiser, me diga o que achou.

O vídeo abaixo, feito no Viaduto Jacareí, dá uma ideia do que estou falando.

1 Comments:

At 10:59 PM, Anonymous Carmen said...

Caro "quase vizinho" da Bela Vista:
Creio que atenderam um de seus pedidos: tirando os mendigos do Viaduto Jacareí. Não pense que vão dar cidadania, capacitação e dignidade para eles. Isso não. Apenas transferiram da porta deles para a Rua Santo Antonio - onde moro - e estão construindo um albergue sob o Viaduto do Café. Soube também que fecharam vários outros albergues e pelo visto vou ter milhares de novos vizinhos nesse "campo de concentração" que a prefeitura dá de presente a quem paga impostos.

 

Postar um comentário

<< Home